quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Francesco Clemente na Galleria Degli Uffizi em Florença na Italia.

Francesco Clemente, um dos maiores artistas da arte contemporânea da cena internacional, expõe em setembro, em uma das mais importantes galerias de arte do mundo, a Degli Uffizi, em Florença, na Itália. Bem ao lado da Ponte Vecchia, com suas minúsculas e maravilhosas joalherias sobre o rio Arno, a Galleria Degli Uffizi, que por si só, é um deslumbre. É um palácio que abriga um dos mais famosos museu do mundo, que tem em seu acervo, citando apenas estas, a escultura de Michelangelo, o lindo e majestoso Davi  e a tela de Sandro Botticelli, o Nascimento de Vênus.

Francesco Clemente é italiano de Napoles, e sua obra é predominantemente autobiográfica. Consiste, na sua grande parte, em desenhos e pastéis, mas apresenta, também, pintura, escultura, mosaico, gravura e fotografia.

Seu trabalho é construído com o que ele chama "lugares-comuns", isto é, fragmentos de experiências que convergem numa rede de relações. Clemente posiciona o seu trabalho entre a ideia e a imagem, uma atitude que não é determinada pela sociedade, pelo estilo ou pela união. É um discurso filosófico aberto. O seu trabalho tem sido submetido a numerosas exposições retrospectivas incluindo as exposições realizadas no Art Institute de Chicago (1987), no Kunstmuseum em Basileia (1991), no Centro Georges Pompidou, Museu Nacional de Arte Moderna em Paris (1994) e no Solomon R. Guggenheim Museum de Nova York (1999). A sua obra pertence às colecções dos mais importantes museus mundiais.



UPCOMING EXHIBITIONS
"Francesco Clemente The Tarots"
Uffizi Gallery, Florence
September 8th - November 6th, 2011