sexta-feira, 23 de março de 2018

2º MOSTRA BIENAL CAIXA de NOVOS ARTISTAS :: 27/03 :: CAIXA CULTURAL :: MARCO ZERO - RECIFE - BRASIL.


A 2ª edição da Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas chega à CAIXA Cultural Recife com obras de 30 artistas provenientes de estados de todas as regiões do país. São 37 trabalhos de caráter experimental e com grande força poética-visual, entre desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, instalações, intervenções, pinturas e vídeos.

A veia latente que norteia os trabalhos selecionados pulsa nas narrativas que mostram os artistas como atores sociais. Questões de gênero, raça, identidade, meio ambiente, ética e engajamento por direitos humanos e sociais aparecem como marcos do momento de transformação atual nos trabalhos dos artistas selecionados.

A pernambucana Cecília Urioste é uma das selecionadas e apresenta duas obras na mostra. A primeira, uma videoinstalação de quase dois minutos, um autorretrato intitulado “Não é sentir” que aborda a relação entre os sentidos e os sentimentos, através de um coração machucado que bate e sangra fora do peito; a segunda, “PonderaDor”, é um diário motivado não só por inspirações artísticas, mas também pela sofrida experiência de ter sido submetida a um tratamento de dor crônica. Cecília Urioste reside em Recife, cursou o Master em Fotografia de Arte no Centro Internacional de Fotografia y Cine (EFTI), em Madri, na Espanha, participou da exposição coletiva "Encontros de Agosto", no Centro Cultural Dragão do Mar (CE) e foi selecionada pelo Funcultura para desenvolvimento de pesquisa artística.

A seleção dos artistas participantes do projeto nesta edição foi feita a partir de um edital de seleção pública e a curadoria da mostra é assinada pela pernambucana Liliana Fiuza Magalhães. Os critérios para a seleção de obras e artistas passaram pelo resultado entre intenção e realização da obra e diversidade de suporte e linguagens, além da representação da cena contemporânea das cinco regiões brasileiras.

A exposição, que já esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Fortaleza, fica até 27 de maio em Recife. Em seguida, a mostra passa por Salvador e Curitiba.

SERVIÇO
2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas
28 de março a 27 de maio de 2018
Visitação de terça a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 17h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.

C/O:  CAIXA Cultural Recife
Entre no site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/cultura/Paginas/default.aspx
Fotos: Divulgação.